O que esperar de RPG para 2017?


2016 foi um ano muito bom em termos de novos RPGs. Tivemos muitas edições novas de jogos clássicos e também jogos novos muito legais, mas muitos projetos financiados coletivamente devem sair só agora em 2017. Além disso outros jogos devem sair e também suplementos para a maioria das linhas, principalmente os clássicos como D&D, Pathfinder, The one Ring e Shadowrun.

Muitos dos jogos que vou comentar já foram apresentados aqui ao longo de 2016 durante seu financiamento:

NOVAS EDIÇÕES DE JOGOS ANTIGOS: diversos jogos da década de 90 e anteriores terão uma nova edição há muito esperada. É o caso do Paranoia, kult e para minha própria surpresa, um jogo que eu adoro e ainda jogo, o Alternity. Vou falar dele em um post separado, mas a espectativa é alta já que os autores da edição original fazem parte do time. Outros que são esperados são o GURPS Dungeon Fantasy, o Delta Green, Runequest 4, o Unkown Armies 3rd edition e o Trinity Continuum: AEON que na época era concorrente do Alternity. Vale lembrar que devem sair as edições de 20 anos de aniversário do Wrath e do Changeling.

FANTASIA MEDIEVAL: sempre um dos maiores temas de RPG, muitos jogos são esperados, entre eles o Conan: Adventures in an Age Undreamed Of, DCC Lankmar, Aquelarre, Astonishing Swordsmen & Sorcerers of Hyperborea 2E, O.L.D. Medieval Fantasy, Pugmire, Trudvang Chronicles, Zwenhander e parece que sai a versão tabletop do Witcher RPG.

FICÇÃO CIENTÍFICA E OUTROS JOGOS: segundo tema mais presente nas mesas de RPG, podemos esperar além dos já mencionados como o Paranoia e o Alternity, Dresden Files Accelerated baseado no seriado, Tales from the Loop, um jogo onde se joga com adolescentes na década de 80 (Goonies, Stranger Things, Super 8), Starfinder, Stellar Adventures, Star Trek Adventures, Scion 2E, Powder Mage, N.O.W. Modern Action RPG, Mutant Crawls Classic, Invisible sun, High Space, Coriolis, City of Mist e Blades in the Dark.

Está bom ou tem pouco jogo? E você está esperando quais desses para gastar dinheiro?

Comentários

  1. Sabe um gênero de RPG que sinto falta e não temos qualquer jogo "AAA" no mercado? Um bom western. Digo faroeste histórico/cinematográfico, sem elementos weird como o Deadlands (que é um ótimo jogo).

    Gastaria uma boa grana numa linha de RPG deste gênero.

    Faltou um jogo para 2017: Lowenherz. Sai?

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano, aqui vão alguns RPGs de western que eu conheço, mas vc tem razão, nada de muito espetacular:

    - boot hill https://en.m.wikipedia.org/wiki/Boot_Hill_(role-playing_game)
    - aces & eights. https://geek-related.com/2008/07/26/aces-eights/
    - western hero. https://rpggeek.com/rpg/3033/western-hero
    - gurps old west. http://www.sjgames.com/gurps/books/oldwest/
    - gunslingers. http://www.drivethrurpg.com/product_info.php?products_id=17971&it=1&filters=0_0_0_10130

    Existe a possibilidade de jogar Hillfolk em qualquer cenário e acho que ia ficar bacana um western, deve até ter em um dos livros de cenários. A mesma coisa vale para Fiasco.

    Agorano jogo de western que eu queria ver pronto é Far West, mas parece que não sai do papel : http://intothefarwest.com

    Quanto ao Löwenherz eu gostaria mesmo que não passasse de 2017, vou tentar correr com ele! Gostaria de mais gente para fazer o playtest também.

    ResponderExcluir
  3. Destes que você apontou, conheço o Boot Hill, Aces & Eights e o Gunslingers. Dos três, Gunslingers é o melhor em termos de descrição de cenário e referências, mas não tem uma produção de encher os olhos. A Askfageln (a mesma do Kickstarter do Freeway Warrior) tem um RPG de faroeste (Western) que parece ser de altíssima qualidade, mas foi lançado apenas em sueco até o momento. O jogo é já está na quarta edição por lá.

    Outro com (re)lançamento previsto para este ano é o Far West - La Leyenda, da editora Wild Bunch.

    Veja que curioso: os dois jogos que mencionei não são norte-americanos.

    Eu já li os capítulos do Lowenherz que você forneceu e queria muito marcar um jogo por aqui, mas está bem difícil ter tempo pra tocar algo além de uma única campanha regular. Gostei do que li, mas preciso rolar os dados e ver o sistema funcionar. Que saudades dos meus tempos de jovem desocupado...

    ResponderExcluir
  4. Todos temos saudades dessa época hehe, de jogar longas campanhas , marcar vários jogos durante a semana, etc. fico feliz que tenha gostado, conforme for terminando o livro vou preparar uma aventura one shot e quem sabe um fds qualquer vc consiga mestrar e me passar um feedback. Este começo do ano está meio conturbado, mas depois de fevereiro quero voltar a escrever

    ResponderExcluir
  5. Uma aventura-teste seria bem interessante, pois além de facilitar o trabalho do GM, pode ajudar muito no desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema com o saneamento de algumas dúvidas que poderiam ser postas sob prova em algumas cenas da aventura desenvolvidas com objetivos específicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos