Kult quickstarter


Esta semana os apoiadores da campanha de FC da nova edição do esperado RPG Kult, receberam finalmente o QS em PDF. Na verdade já era para termos recebido o livro completo, mas houve um pequeno atraso e o livro deve chegar no primeiro semestre de 2017.
para quem não conhece esta joia de RPG, pense em uma mistura de Call of Cthulhu com Hellraiser e você vai ter uma boa ideia. Tudo nos dias atuais com personagens que possuem segredos sombrios, perdem a sanidade, etc.
Quanto ao QS, trata-se de um livreto de cerca de 50 páginas, meio fora dos padrões de QS usuais. Por exemplo não há uma aventuras ou PJs prontos. Em vez disto ele trata de emsinar as regras, a criação dos PJs, havendo 4 arquétipos (de um total de 20 no livro final) e uma parte toda destinada ao GM em como mestrar o jogo e como construir aventuras.
Não que este QS não seja jogável, mas não é tão QS assim: os jogadores deverão criar personagens e o GM deverá criar uma aventura.
as regras são uma adaptação direta do Apocalypse engine, com os Moves e tudo mais, tudo adaptado para a época atual e para o tema. No entanto, em vez de 2d6 usa-se 2d10 e o valor de um sucesso é 15!!! Sucessos com consequências continuam existindo normalmente sendo os resultados de 10 a 14.
No geral já deu para sentir o que vem por aí. O QS não explora o universo de cult, nem trás criaturas e inimigos e tão pouco magias e por isso mesmo acho que vou esperar até o livro final para testar e fazer um review.

Comentários

  1. Esse jogo promete bastante. Foram bastante ousados no redesenho do sistema, usando uma versão própria da Apocalipse Engine. Como você, ficarei no aguardo do produto final. Muita coisa na estante pra ser jogada pra perder tempo jogando quick start.

    ResponderExcluir
  2. Meu esquema vai ser este. Estou tentando tocar para a frente o 7th sea enquanto espero outros materiais. Finalmente eu consegui pegar meus pdfs do horror no expresso do orient e vou querer mestrar em breve, mas depois vou passar para o cult com certeza. Estou com o app para apple tv praticamente pronto, falta criar um icone para poder enviar para a loja da apple, entao isto está consumindo um tempo também. Quero depois passar para a criação de um app para escrever campanhas, organiza-las e mestra-las, mas este vai dar bem mais trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Sua sala de jogos já é um negócio fantástico. Com recursos tecnológicos, então.

    ResponderExcluir
  4. Valeu luciano, pena que vc mora longe, adoraria te mostrar aqui e marcar um jogo. Quando as coisas estiverem funcionando quero gravar um video da meda de jogos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos