The Dark Eye QS


Ontem aproveitei para ler o QS do TDE disponível na página oficial e no KS. Gostei bastante do cenário e o sistema é bastante original. Tanto que decidi apoiar o projeto. O cenário é fantasia clássica com muitos elementos clássicos europeus lembrando bastante o Warhammer Fantasy.

O sistema é bem simples, um roll under usando 1d20. O grande diferencial são os testes de skill e magia. Cada skill é ligada à 3 dos 8 atributos e cada skill tem um valor em pontos. Para passar em um teste o jogador deve rolar 1d20 para cada um dos 3 atributos em sequência e rolar abaixo do valor, ou seja passar nas 3 rolagens. Parece difícil e é. Aí entram os pontos da skill que são usados para complementar as rolagens.

Digamos que o atributo seu tem valor 12 e a skill 5 e você role um 14. Seria uma falha, mas você pode gastar 2 dos 5 pontos da skill para abaixar o 14 para 12 e passar no teste. Ainda restam 3 pontos da skill para as outras 2 rolagens. Se os pontos não forem suficientes para passar nas 3 rolagens você falha no teste.

Ainda em caso de sucesso o número de pontos da skill que sobram servem para calcular a margem de sucesso sendo 1 nível de sucesso para cada 3 pontos que sobrem. Os pontos da skill se regeneram ao final do teste podendo ser usados novamente no próximo teste desta skill. Esta mecânica não é usada para o combate que é bem mais ágil.

O QS é bem pequeno com um pouco de cenário, 5 PJs prontos e uma mini aventura. Vale a leitura e as ilustrações são muito bonitas.

Comentários

  1. Parece bom. Vou pegar o PDF, pois só pela qualidade das artes e a história do jogo/cenário já vale o apoio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos