Shadowrun Crossfire review

Normalmente não costumo fazer reviews de boardgames/cardgames, mas neste caso tive que abrir uma exceção. SRCF é um dos melhores cardgames dos últimos tempos. Estou bastante acostumado a jogar deckbuilding games e por isso mesmo não me impressiono facilmente.

Desde o lançamento de Dominion em 2008 que inaugurou esta nova mecânica que ficaria famosa, diversos jogos foram lançados na esteira do sucesso. Desde as inúmeras expansões do próprio Dominion, passando por Thunderstone, Resident Evil (muito bons por sinal) até chegarmos em SRCF.

SRCF é inovador em diversas mecânicas, mas a que mais chama a atenção é o mecanismo de XP (karma) que semelhante ao RPG você usa para dar upgrades no seu PJ. Aliás as missões disponíveis na caixa básica, expansão e algumas grátis para baixar possuem nível mínimo de XP recomendado para que os jogadores tenham sucesso. Outra diferença da maioria dos outros DBG é que SRCF é cooperativo.


Como não poderia deixar de ser o jogo é bastante temático no universo de SR. Os jogadores escolhem um PJ dentre 10 disponíveis e uma classe dentre 4 disponíveis. Cada classe tem uma mão inicial própria e todos os jogadores devem enfrentar as cartas de obstáculos para vencer a mesa. Uma coisa que eu gostei é que em vez de vários decks sorteados abertos na mesa de onde são feitas as compras, SRCF usa apenas um deck de mercado negro de onde são reveladas as cartas disponíveis para a compra. Isto não diminui em nada a rejogabilidade que é imensa, mas torna o setup muito rápido.

Os upgrades que você compra com XP fazem toda a diferença. Eles vem na forma de adesivos que você cola na ficha de PJ e muita gente fica com dó de gastar os adesivos, mas existem diversas soluções criativas para não usa-los. A caixa básica vem com 3 missões sendo uma inicial que consiste em enfrentar 3 waves de inimigos, uma intermediária e bem mais interessante onde o grupo deve extrair um cliente de uma corporação e mantê-lo vivo e uma bem difícil onde o grupo luta contra um dragão!!


Uma coisa que eu recomendo é colocar as cartas das mãos iniciais e as do mercado negro em protetores pq elas são as mais usadas e começam a apresentar desgaste. Por sorte aqui no Brasil a New Order está lançando o jogo em pré-venda por R$ 220,00. Um jogaço que vale à pena conferir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos