Ravenloft

Ravenloft foi uma das aventuras mais clássicas de todos os tempos para AD&D. Publicado pela TSR em 1983 e escrito por Laura e Tracy Hickman. A história gira em torno de um dos maiores vilões do D&D: Strahd Von Zarovich. Tudo começa com os PJs viajando para Barovia, um pequeno país cercado por uma névoa mágica. A população vive com medo de Strahd que ataca com frequência a casa do Brugomestre em busca da sua filha adotiva Ireena Kolyana.


Um dos aspectos mais inovadores na época era que a caixa vinha com um deck de cartas tipo tarot de onde eram sorteadas 5 cartas que iriam determinar a localização de itens mágicos necessários para combater Strahd e também sua localização e motivação.

O jogo usava 12 mapas das terras de Barovia, do castelo e das catacumbas abaixo. Durante o jogo os PJs encontram o diário de Strahd onde ele conta os fatos que o levaram a assassinar seu irmão e a se tornar um vampiro. Strahd iria se tornar um dos vilões mais infames do jogo aparecendo posteriormente em diversos livros, aventuras e romances. Em 1986 devido ao sucesso do primeiro box a TSR lançou uma sequência chamada Ravenloft II: The House on Griphon Hill e em 1999 em comemoração ao 25º aniversário do D&D dois reprints foram lançados.


O cenário ficou tão conhecido que levou a publicação de uma cenário de campanha inteiro em 1990 chamado Ravenloft: Realm of Terror para AD&D 2a edição, onde Ravenloft se tornava um Semi plano. Em 2006 a Wizards of the Coast já detentora dos direitos do D&D lançou o Expedition to Castle Ravenloft para D&D 3.5 sendo uma mini campanha com aproximadamente 20 sessões.

Comentários

  1. onde posso achar o primeiro ravenloft(de 1983)?

    ResponderExcluir
  2. Vixe não sei te dizer com certeza, mas o eBay é um bom lugar para procurar. Aqui no Brasil acho que vai ser difícil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos