Symbaorum review parte 2

Fiquei de continuar esta review e aqui está. Vamos falar agora sobre a criação dos PJs e as opções.


Uma coisa muito interessante em Symbaroum é que não existem Skills. Todos os testes são resolvidos através dos atributos. Para isso cada PJ conta com uma série de atributos um pouco diferente do que estamos acostumados. Eles são:

Accurate: usado para atacar, tanto em ranged como em melee e também para arremessar.
Cunning: resolver enigmas e todos os testes de memória, raciocínio e inteligência.
Discreet: se esconder, esgueirar, seguir alguém sem ser visto e agir de maneira discreta.
Persuasive: todos os testes sociais como convencer, seduzir, enganar, etc.
Quick: determina a iniciativa e é usado para pular, correr, equilibrar, esquivar, etc.
Resolute: resistir ao medo e a corrupção, resistir aos testes sociais.
Strong: pontos de vida, quebrar coisas, resistir a veneno e doenças.
Vigilant: procurar coisas, não ser pego de surpresa, vigiar alguém, etc.

Estes atributos vão de 5 a 15 sendo que apenas um deles pode ter o valor 5 e apenas um o valor 15.
Existem duas formas de se gerar os atributos. Ou distribuindo 80 pontos ou alocando os valores: 5, 7, 9, 9, 10, 10, 11, 13, 15. Neste caso ainda pode-se intercambiar pontos.

Os atributos são usados para calcular atributos secundários como os HP, Pain Treshold e Corruption Treshold. Tudo muito rápido. Uma coisa bem interessante é que cada PJ como o grupo tem que escolher seu objetivo principal aqui. Na minha campanha por exemplo um PJ escolheu que quer ser rico e o outro que quer descobrir a verdade sobre os Changelings e o grupo quer estabelecer uma companhia de mercenários.


Temos 4 raças para escolher entre humanos que podem ser bárbaros ou Ambrianos, goblins, ogros e changelings. Cada raça dá ao PJ uma trait em vez de bônus nos atributos. Assim os humanos podem ser privilegiados e começar com mais dinheiro ou conectados e conhecerem vários contatos. Bárbaros podem escolher Bushcraft para sobreviver no mato. Changelings são long lived e podem comprar shapeshifter, goblings são párias e short lived e podem comprar survival instinct e os ogros são párias e long lived e podem comprar robust.

As classes são bem soltas, praticamente uma lista de sugestões de talentos para o PJ comprar. Elas são divididas em Warriors (berzeker, duelista, capitain, sellsword e knight), Mystics (witch, sorcerer, theurg, wizard e self taught mystic) e Rogues (chalatão, witch hunter, thug, treasure hunter e ranger)

E falando em talentos (abilities) aqui está o grosso do PJ. As abilities são muito poderosas e é o que vai diferenciar os PJs de verdade. Cada uma tem 3 níveis de poder e você pode começar com 5 no nível 1 ou uma no nível 2 e mais duas no nível 1. Depois pode-se adquirir mais com XP ou subir o nível também. Aqui há de tudo, apesar da lista não ser grande: talentos variados como acrobatics, poisoner, quick draw e medicus, vários talentos com armas, escudos e armaduras, conhecimentos, várias tradições de magia e também os talentos que permitem aumentar um atributo. É aqui que os jogadores vão passar a maior parte do tempo elaborando a progressão do seu PJ.

Depois disto resta equipar o PJ e escolher as cores da sua sombra. Uma espécie de aura que só pode ser vista por certas pessoas e que mostra se a pessoa está corrompida. Na próxima parte vamos falar da magia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos