Megadungeon: Undermountain



Undermountain é uma das megadungeons mais famosas do D&D. Ela fica no mundo de Faerun (Forgotten Realms) embaixo da cidade de Waterdeep. Começo há muito tempo como uma mina de Mithral e foi ocupada diversas vezes por diversas raças. Seu habitante mais famoso foi sem dúvida o mago Halaster Blackcloak. A história de Halaster é por si só bastante vasta, mas não é o foco deste artigo.

Undermountain foi criada por Ed Greenwood em 1975 sendo usada tanto para D&D como para AD&D, mas a caixa Ruins of Undermountain só seria publicada em 1991. Depois um segundo box chamado Deeper Levels saiu em 1994. Em 1996 sairia o Lost Level e o Maddgoth's Castle. Em 1997 o Star Dock. Para o D&D 3.5 em 2007 ainda foi lançado um livro capa dura com 220 páginas chamado Expedition to Undermountain.

Existem pelo menos 7 entradas conhecidas para Undermountain sendo a mais famosa a Yawning Portal Inn. Nenhum produto traz todos os levels completamente mapeados, pois seria impossível. Sabe-se que Undermountain tem 9 níveis principais e muitos sub-níveis.


Vamos dar uma pincelada nos níveis:

1- DUNGEON LEVEL: o primeiro nível é o mais visitado por aventureiros e por isso mesmo a maioria das suas características são bem conhecidas. Também é chamado de Tomb Level ou de Temple Level. Este último devido à diversos templos de deuses malignos construídos aqui ao longo do tempo.

2- STOREROOM: este nível originalmente excavado pelos anões foi ampliado por Halaster e seus aprendizes para armazenar diversas coisas, entre elas experimentos mágicos.

3- SARGAUTH: este nível gigantesco é dominado pelo rio Sargauth. A parte norte foi construída por Halaster Aqui está localizada a cidade de Skullport, onde portais gigantescos permitem a passagem de navios para a superfície. Neste nível fica também o Poço de Ghaunadaur. Uma fissura na rocha com uma milha de profundidade que atravessa uma brecha na realidade comunicando o plano material primário com Cauldron of Slime.

4- FARM LEVEL: partes do rio Sargauth correm neste nível onde fazendas gigantescas manejadas por escravos de Drows e Aboleths produzem algas e fungos para alimentar populações inteiras. Parte da produção é escoada em barcos pelo rio e parte é teleportada para outros níveis. Há ainda um lago escuro onde Kuo-toas criam peixes albinos para alimentação, protegido por um Kuo-Toa Leviatan.

5- MAZE LEVEL: este nível possui várias partes distintas como um assentamento Drow, um forte dos anões , as corredeiras do rio Graymurk, o lar dos Umberhulk e o labirinto da loucura que dá nome ao nível, construído por Halaster e povoado de criaturas, minotauros e armadilhas.

6- SEADEEPS: este nível já abrigou duas grandes operações de mineração dos anões. Túneis intermináveis se estendem por todo o complexo e bombas e comportas impedem que todo o nível seja inundado pela água do mar, pois ele é conectado em diversas partes com o Sea of Swords.

7- CAVERNS OF OOZE: este nível consiste de intermináveis cavernas naturais habitadas por todos os tipos de seres amorfos como gosmas e cubos gelatinosos.

8- TERMINUS LEVEL: uma mistura de câmaras escavadas por anões, cavernas naturais e minas depletadas. Este nível possui uma série de portais de único sentido usados por Halaster para bastece-lo com todo tipo de criatura.

9- MAD WIZARD'S LEVEL: originalmente construído por anões para servir como um entreposto comercial, este nível possui inúmeros poços que o comunicam com o Underdark. Foi um dos primeiros níveis a cair para os Drows. Correm boatos sobre o enorme tezouro de Halaster escondido aqui, mas provavelmente foram espalhados pelo próprio Halaster para atrair aventureiros para morrer nas suas armadilhas e criaturas que abundam este nível.

Além destes níveis principais são descritos pelo menos mais 13 a 15 sub níveis perturbadores. Para você sentir o gostinho vai uma amostra do mapa do primeiro nível:

Não é nem de longe o maior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos