KULT RPG em financiamento!!!!



Os RPGistas das antigas vão se lembrar desta capa. Trata-se de Kult, um RPG sueco de 1991 que se tornou uma lenda. A aura que permeia este RPG é difícil de explicar. De início já foi recheado de polêmica e controvérsia sendo duramente criticado pela imprensa sueca e chegando até a ser movida uma discussão no congresso sueco depois que um rapaz de 15 anos assassinou dois amigos, outro adolescente se explodiu a cabeça com uma shotgun e mais um adolescente desapareceu e nunca foi encontrado, todos supostamente influenciados pelo RPG Kult. Lembra muito o que ocorreu aqui no Brasil na década de 90 conforme relatei neste post.

Mas porque este RPG teve esta influência maligna tão grande? Conhecido como o único RPG mais dark que Call of Cthulhu, Kult tem uma temática muito adulta e que pode chocar mesmo pessoas maduras. O cenário é uma visão sombria do mundo contemporâneo. Porém o jogo lida com múltiplas realidades, magia, seres sobrenaturais e o conceito de que a realidade é uma ilusão. Não vou aprofundar estes temas, pois seria impossível sem soltar spoillers que estragariam a experiência dos jogadores, mas tenha em mente que não se trata de nada parecido com o mundo das trevas, COC ou qualquer outro RPG de horror.

Capa da nova edição


Além disso tudo em Kult é dark ao extremo. As magias são baseadas nem sistemas reais como a cabala e o gnosticismo. Existe um sistema de sanidade, mas funciona bem diferente do COC, inclusive nas suas consequências e o que acontece se um PJ perder toda sua sanidade. O jogo lida com temas como abuso, violência gratuita, tortura, execuções, solidão, sexo, estupro e tortura sexual, abuso de entorpecentes e por aí vai. Realmente não é um RPG para qualquer um, muito menos para menores de idade. Para você ter uma ideia os autores escreveram Kult em situações como caminhadas noturnas em florestas geladas da Suécia e em isolamento em uma cabana de caça no meio das montanhas frias e inspirados por filmes (verdadeiros) de guerra, pornografia hardcore, literatura ocultista, etc.

Finalmente após 25 anos e após as3 primeiras edições estarem à muito esgotadas e valendo ouro o jogo entra em FC no KS. Não é surpresa nenhuma que bateu a meta em 12 minutos e faltando 33 dias já bateu 10 vezes a meta. Ficou curioso? Garanta o seu na página do KS e deixe seu comentário!

Comentários

  1. Vou pegar o PDF. Já tinha ouvido falar deste jogo, mas não conhecia. Boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Esse nao teve jeito, tive que pegar o livro impresso. O jogo é do kct, ainda mais agora foi revelado que ele ai usar uma modificação do apocalypse world com 2d10 em vez de 2d6. É o ti de rpg que o cenário é em si o mistério da campanha. Algo como Matrix. Ele tem um pouco de broken rooms e de unknown armies também.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:34 PM

    Maldição! Pra quê fui acessar este blog! Não resisti, vou pegar a versão de couro sintético. Não se vou ter com quem jogar, mas não posso deixar passar esse clássico.

    ResponderExcluir
  4. Eu também tinha jurado que nao pegava mais livro físico até o dolar baixar, mas o kult nao teve jeito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos