Sistema de Pontuação para Finais Diferentes

Vou explicar como eu faço com algumas aventuras que eu escrevo para decidir entre um final "bom", "médio"e "ruim" dependendo das ações dos PJs. Eu uso este recurso às vezes para que o final não fique à critério da vontade do GM e também para que os jogadores tenham uma maneira de quantificar o seu sucesso e comparar com outros grupos que eu mestro. A primeira coisa é informar aos jogadores que este método será usado para que eles tenham a chance de descobrir quais são so objetivos que concedem os pontos.

Na hora de escrever a aventura eu costumo criar objetivos condizentes com o objetivo geral e que vão valer pontos. Geralmente eu uso um total de 10 pontos, mas aventuras grandes podem precisar de 15 ou 20. Aí eu determino as notas de corte. Por exemplo o final bom se os jogadores conseguirem 9 ou 10 pontos o médio de 6 a 8 e o ruim de 5 para baixo.

Na verdade é só isso e é bem simples. Vou dar um exemplo:


Digamos que seja uma aventura de zumbis tipo sobrevivência. Os PJs são pegos no meio de um surto de zumbis e precisam sobreviver. Pela manhã eles escutam pelo rádio que houve algum tipo de acidente na universidade e que os bombeiros estavam tendo dificuldades para conter um incêndio.

Objetivos:

  • Improvisar armas: 1 ponto
  • Encontrar a loja de armas de fogo, entrar enfrentar uma gangue e se armar: 1 ponto
  • Encontrar um refúgio: 2 pontos
  • Encontrar um rádio e sintonizar na frequência de emergência : 1 ponto
  • Manter o refúgio seguro por 3 dias até escutar pelo rádio o chamado para evacuação: 2 pontos
  • Investigar a causa do surto na universidade: 3 pontos
Finais:
  • 1-5 pontos: Os personagens não conseguem sair da cidade à tempo. Quando eles chegam na zona de evacuação os helicópteros militares já partiram com os civis. Quem tentar sair da cidade será abatido. Em 2 horas um pequeno artefato nuclear será detonado no centro da cidade para conter a infecção
  • 6-8 pontos: Os personagens conseguem chegar ao ponto de evacuação. Durante o vôo um dos soldados se transforma em zumbi e ataca o piloto. O helicóptero faz um pouso forçado em uma mata próxima. Eles escaparam da cidade, mas ainda tem um bom caminho para chegar em segurança e eles podem estar feridos.
  • 9-10: os personagens descobrem documentos na universidade sobre a causa da infecção. São evacuados de helicóptero até uma base onde entregam os documentos para cientistas que usarão para desenvolver uma vacina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos