COC 7th Keeper Rulebook review part 1

Passado o desânimo com os rumos que nosso país está tomando, resolvi continuar a review do novo COC 7th edition. Vou agora mostrar uma análise do livro do mestre:


O livro é bem maior que o do jogador, ontando com 438 páginas. A capa lembra um pouco o 6th edition com o grande Cthulhu ao fundo e um barco desafortunado navegando em um mar revolto.
Nas primeiras páginas há um agradecimento a Sandy Petersen e a seguir o índice.

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO


A introdução é bem básica mostrando do que se trata o livro, o que fazer se você nunca jogou um RPG, um exemplo de uma partida, como são usados os dados, a ficha do jogador, miniaturas, etc. Tudo bem básico em 10 páginas contando muitas ilustrações sendo 3 de página inteira.


CAPÍTULO 2: LOVECRAFT E OS MYTHOS DE CTHULHU


O segundo capítulo traz uma biografia de H. P. Lovecraft, sua criação, o que aconteceu com sua obra depois da sua morte e um resumo dos Myhtos em 8 páginas.


CAPÍTULO 3: CRIANDO INVESTIGADORES


Este capítulo é praticamente idêntico ao capítulo de mesmo nome do livro do jogador. Passa por todo o processo e todas as regras já mostradas na outra review e o exemplo de criação de Harvey Walters. São 24 páginas.


CAPITULO 4: SKILLS


Neste capítulo que começamos a ver as modificações importantes no sistema. A primeira mudança são os níveis de dificuldade dos testes. Na ficha de PJ vemos que cada skill e atributo tem 3 valores diferentes, por exemplo 50/25/10. Eles correspondem a níveis de dificuldade normal, difícil e extremo. Assim quando o mestre achar que um teste é mais difícil que o normal, ele simplesmente pede uma jogada em d100 abaixo do número do meio ou o da esquerda para um teste muito difícil.

Isto se aplica também a testes contra NPCs. Ao invés da famosa tabela de resistência, o teste é realizado de acordo com o nível da skill do NPC. Por exemplo, se o NPC tem uma skill oposta ao teste do PJ  até 50, o teste é normal. Se a skill for de 51 a 90% o teste é difícil e se o NPC tem mais de 90 na skill em questão o teste é extremo. Assim, sem precisar de nenum cálculo ou consultar nenhuma tabela, os testes são feitos rapidamente.

Segue a lista de skills com exemplos de testes difíceis e extremos e exemplos de consequências de se falhar em um teste forçado. Existe um regra opcional muito legal para conceder bônus em skills semelhantes quando se atinge um certo nível. No mais é muito parecido com o mostrado no livro do jogador.

Na próxima parte vou mostrar o sistema de regras com mais detalhes. Abs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos