Os 10 RPGs que mais me marcaram

Faz um tempo que o pessoal dos blogs de RPG estao escrevendo sobre isso e enviando convites para outros blogs para escrever também. Como não recebi convite nenhum rs resolvi escrever oor conta própria:

1- Aventuras Fantásticas

Apesar de não ser um RPG de verdade, eu praticamente conheci este universo através destes livrinhos, numa época em que não havia quase nenhum material disponível

1- D&D

Foi o primeiro RPG que eu conheci em 1989, era simples, lembrava até alguns jogos de video game, passei por 3 edições e joguei mais de uma década

2- Shadowrun

Foi o primeiro RPG com outro tema além de fantasia medieval que eu joguei, na épca estava na 2a edição, fiquei encantado com o cenário, hoje está na 5a edição e jogo até hoje

3- Vampiro a Máscara

Apesar de ter jogado por pouco tempo foi o primeiro RPG narrativista que eu conheci, abrindo um leque de novos jogos que não eram bater e pilhar apenas

4- Call of Cthulhu

Outro RPG que foi amor a primeira vista. Na época eu lia muito Lovecraft e o jogo é perfeito. Hoje na 7a edição continua melhor do que nunca. Deve ser o RPG que eu tenho mais material, suplementos, etc

5- Warhammer 2a edição

Este jogo me resgatou em uma época em que eu estava desencantado com o D&D e me mostrou que fantasia medieval era outra coisa bem diferente. Hoje tenho quase todos os livros e continuo jogando como se fosse novo

6- Alternity (Darkmatter)

Fazia um tempo que eu procurava um RPG com cenário moderno, ois eu estava desencantado com o sistema do Storyteller e quando li este livro adorei desde a primeira página. Apesar de cancelado e de pouco material existente continuo firme com ele

7- Legend of the Five Rings

Sempre gostei de cultura japonesa e o 5R foi uma escolha natural. Não há como não gostar deste cenário maravilhoso e com as intrigas entre os clans. Conheci ele na 2a edição, hoje estamos na 5a e campanha rolando

8- The One Ring

Final ente encontrei um jogo que simula de forma magistral o universo de Tolkien. O sistema é muito bem feito e os livros muito bonitos. Pretendo jogar por muitos anos este jogo.

9 e 10- não consigo me decidir para os 2 últimos RPGs, por isso vou fazer uma lista dos candidatos:

- Yggdrasill: belo sistema, ótimo cenário viking
- Qin: melhor sistema de artes marciais
- Broken Rooms: adoro ficção científica e múltiplas realidades
- Death Watch: for the emperor!
- Ragnarok: Fate of the Norns: lindo livro, ótimo cenário e sistema inovador com runas
- Witch Hunter 2a edição: ótimo sistema, cenário muito bom

Talvez eu tenha esquecido algum, mas o básico é isto. E vocês, quais o 10 RPGs que mais lhes marcaram?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos