Diário de Produção - parte 4


Agora quero falar de como está funcionando as mecânicas do DEMENTIA.

Os testes como já falei são feitos rolando 1d20 e somando bônus compostos dos Atributos e treinamentos com direito à bônus extras por ajuda, equipamento e idéias. A dificuldade normalmente será 12 a menos que haja um complicador e o mestre eleve o nível de dificuldade (de 3 em 3). Tem funcionado muito bem e o que se vê na criação do PJ é que na pior das hipóteses um teste simples destreinado vai ser feito com -1 e na melhor hipóstese com +8. Isto gera um teste que não é impossível para alguém destreinado (40% de chance) e para alguém altamente treinado é difícil errar (80% de chance). Claro que com ajuda de equipamento, boas idéias e ajuda o teste fica mais fácil e também diversas situações deixam ele mais difícil.

Nos playtests percebi que os jogadores têm dificuldades em explorar as mecânicas. A grande maioria dos jogadores consegue pensar somente no âmbito de sua ficha. Eles reviram a ficha de cima em baixo à procura de algum bônus, mas ninguém se lembra de utilizar as ferramentas que estão na cena.

Outra mecânica que eu incorporei é a idéia de esforço. Fiquei tentado a colocar um pool de pontos de destino que podiam ser gastos para rejogar um teste, como no Warhammer. No final achei melhor uma idéia diferente que chamei de esforço e funciona assim:

- Os jogadores podem gastar 1 ponto de esforço para ganhar +3 em um teste
- Cada atributo tem seus próprios pontos de esforço, assim os pontos de força só podem ser usados para usar com os treinamentos apropriados
- Quando 1 ponto é gasto o atributo correspondente baixa 1 ponto também, piorando os bônus em jogadas futuras
- Não se pode fazer o atributo baixar a menos de 10 desta forma, assim apenas atributos com 11 ou mais podem gerar esforço

Além do explicado têm dois poréns:

- Quando um PJ vai fazer um teste que o mestre considere extenuante, ele pode declarar que 1 ponto de esforço é perdido sem gerar bônus. Desta forma o atributo pode descer a menos de 10. para repetir um teste que o PJ falhou também gasta-se 1 ponto de esforço
- Cada especialização dos treinamentos em determinados níveis conferem Avanços. Cada treinamento tem sua lista de avanços como múltiplos ataques, novos contatos, etc, mas o mais comum é fornecer pontos de esforço grátis para aquele treinamento.

No próximo post falo sobre o combate

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