Grimm RPG review parte 1


Este RPG lançado pela FFG hoje só em formato PDF tem um conceito interessante. Todos os PJs são crianças perdidas no mundo de Grimm. Trata-se de um mundo onde só as crianças conseguem ir, formado por versões distorcidas dos contos de fadas. Já escrevi sobre ele em um post mais antigo sobre RPGs de crianças. Se você quiser lê-lo o link é este aqui.

Resolvi ler mais sobre o Grimm e estou achando bem interessante. O livro que tem cerca de 240 página com parte do interior colorido e parte P&B é bem fácil de ler e todo seu conteúdo é mostrado pela visão das crianças.

CENÁRIO

O cenário é bem simples. Um mundo de fantasia dark onde os PJs crianças encontram-se aprisionados. O objetivo final do jogo é escapar de Grimm. Neste ponto ele lembra muito o antigo desenho Caverna do Dragão. O livro descreve os vários locais em Grimm como sendo mutáveis. Assim um castelo pode estar cada dia em um lugar. O pé de feijão gigante caído (cortado pelo João) no entanto funciona como uma estrada. Cada ramo dele leva sempre ao mesmo reino não importa onde esteja.

Existe um floresta negra que está presente em cada reino também e pode ser usada para viajar de um para o outro, porém é bem menos segura que o pé de feijão. Existem também os reinos do tabuleiro de damas que é o que aparenta visto do alto, cada reino em uma casa, o mar misterioso e as montanhas no horizonte (sempre no horizonte).

O mundo é povoado por pessoas, animais falantes, monstros míticos e outras aberrações.

PERSONAGENS



Os personagens são muito simples também de criar. Eles possuem 3 grupos de atributos sendo divididos em Principais (Social, Coragem, Imaginação, Sorte e Músculos), Playground (Esconder, Procurar, Atletismo, Briga e Arremesso) e Estudo (Mundo Natural, Matérias Escolares, Escotismo, Country Club, Jogos, Atividades Domésticas, Construir Coisas e Malandragem).

Como você pode ver estes Atributos são na verdade os atributos principais e as skills. O esquema de construção lembra bastante o The One Ring. Você escolhe um arquétipo e ele já vem com pontos em vários atributos e depois você ganha mais 8 pontos para distribuir sendo que cada nível em Atributos principais custam 3 pontos, cada nível em Playground custa 2 pontos e cada nível em Estudos custa 1 ponto.

Os arquétipos são bem divertidos: Valentão, Sonhador, Esportista, Nerd, Garoto Normal, Rejeitado e Garoto Popular. Alem dos níveis iniciais nos atributos cada arquétipo concede um defeito e algumas qualidades, além de uma lista de habilidades para ganhar conforme sobe de nível. Por exemplo os sonhadores jogam dados extra nos testes de imaginação, mas são mais susceptíveis à ilusões.

Existem mais duas coisas à escolher. Um atributo principal (chamado de Atributo Icônico, que você poderá gastar para ativar habilidades especiais e Talentos. A lista de talentos é bem variada como bônus em combate, amigo animal, bônus em testes de escalar e por aí vai.

EVOLUÇÃO

A evolução é bem simples. Toda história que o grupo completa eles ganham um nível o que significa um Talento e mais 8 pontos para aumentar os atributos.

Nas próximas partes vou falar do sistema de regras, do combate, equipamentos, magias, ítens mágicos, e dos inimigos.

Continua...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos