Warhammer Fantasy 4a edição ou Cancelamento da Linha?


Este rumor já tem mais de um ano e provavelmente surgiu dentro dos fóruns da própria FFG. A origem de tudo foi a desaceleração da velocidade de lançamentos para a linha enquanto a FFG dá muito mais ênfase aos outros produtos da linha 40K. Além disso ela começou a lançar produtos em formato print on demand, relançou livros da 2a edição em PDF e também se mantém calada quanto às indagações dos jogadores.

O fato é que quando a 3a edição foi lançada a comunidade do WFRP se dividiu em duas. Uma parte que não gostou do formato "tabuleiro" do jogo cheio de cartas e marcadores e continua jogando a 2a edição até hoje e outra que abraçou o negócio e começou a comprar as caríssimas caixas cheias de cards. Uma coisa que deixou todo mundo meio puto foi que ao invés de continuar a linha de tempo da onde parou na 2a edição, os autores voltaram no tempo antes da invasão do caos e assim todo mundo que resolveu mudar de edição ficou com produtos já lançados para comprar novamente.

A 3a edição vendeu bem no começo, mas desde o lançamento em 2009 a coisa murchou. A última caixa (re)lançada foi a campanha Enemy Within (campanha da 1a edição) e não existem mais notícias sobre futuros produtos. Vários produtos estão esgotados inclusive o mais crítico: os dados especiais.

Qual o caminho a linha editorial deve seguir agora? Cada um aposta em alguma coisa. No cancelamento de toda a linha, em uma edição 3.5 que possa ser jogada com e sem os cards e em uma edição 4.0 que possa ser compatível com a 2a edição ou algo inteiramente novo. O que ninguém duvida é que toda a comunidade está se sentindo no momento abandonada e faminta de produtos novos, qualquer que seja o formato. A FFG não diz nada.

A linha de romances, que não está nas mãos da FFG vai de vento em popa. Na minha opinião, eu gostaria de ver uma edição seguindo a linha usada no 40K, ou seja, livros. Até hoje todo o 40K segue o mesmo formato de sistema de porcentagem do WFRP original. cada um com algumas particularidades, mas o principal continua vivo. Se a FFG lançasse algo assim eu gostaria de comprar novos produtos. Se relançassem os livros da 2a edição impressos, eu gostaria de completar minha coleção. Ou quem sabe já está na hora da licença do WFRP mudar de mãos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos