Teorias do tempo 2




7- ISTO NUNCA ACONTECEU

Esta é uma teoria muito interessante e com muitas ramificações. Se você levar em conta que o tempo é fluído e você hoje é o futuro de sua versão no passado assim como você hoje também é o passado da sua versão futura, esta teoria diz que é impossível criar uma máquina que permita voltar no tempo, porque se alguém já houvesse criado uma em qualquer ponto do futuro, pessoas já estariam visitando nosso presente.

Considere a seguinte experiência: digamos que você e alguns colegas se reunam e concordem em se algum dia até o fim de suas vidas a viagem no tempo para o passado for possível, que um de vocês voltará para este exato momento para contar aos demais, ou enviará alguma forma de mensagem. Se nada acontecer supõe-se que até o dia da morte do último de vocês, a viagem no tempo não foi inventada e/ou não se tornou comercial e/ou acessível.

Algumas hipóteses invalidam esta teoria:

- É impossível viajar para o passado, apenas para o futuro.

- É impossível viajar para antes da maquina do tempo ser criada.

- A invenção é suprimida, guardada, limitada, proibida, etc.

- A pessoa que fez a máquina é sábia o suficiente para não bagunçar o tempo.



8- TEMPO AUTO REGENERATIVO

Esta também é uma das mais legais. Diz que se alguém tentar alterar o passado, uma série de eventos espontâneos irá ocorrer causando modificações que forcem o linha do tempo a retornar ao presente original, assim o paradoxo é evitado, pois o viajante continua tendo motivo para retornar no tempo.


9- TEORIA DA RESOLUÇÃO DESTRUTIVA

Se um paradoxo for causado em uma linha temporal, ele causará uma destruição da parcela espaço-tempo afetada, evitando (eliminando) assim o paradoxo. No caso do paradoxo do avô, por exemplo o viajante seria apagado da sua linha do tempo antes do paradoxo ser criado e todo traço de sua existência deixaria de existir.

10- TEORIA DA LINHA DO TEMPO CONDENADA

Segundo esta teoria que deriva da teoria de universos múltiplos, se algum paradoxo for causado por uma viagem do tempo e uma nova linha do tempo alternativa for criada, ela tende a ser destruída naturalmente. O universo neste caso tem um mecanismo de prevenção de geração de outras linhas do tempo, mantendo-se estável na linha de tempo principal.

Existem outras teorias que são menos interessantes ou que são bizarras demais, mas estas eu achei que cabem bem em qualquer aventura de viagem no tempo. Com este post encerro a série sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos