Teorias do Tempo 1


Para terminar a série de posts sobre paradoxos do tempo vou mostrar aqui algumas das teorias mais conhecidas sobre como as viagens no tempo devem seguir certas leis físicas que evitariam ou não a maioria dos paradoxos.

1- HIPÓTESE DA PROTEÇÃO DA LINHA DO TEMPO

Segundo esta teoria um viajante do tempo não conseguiria causar um paradoxo devido a uma proteção temporal que funciona através de acumulação de improbabilidades: se ele tentasse matar o seu avô antes deste conhecer a sua avó, por exemplo, ele terminaria a viagem na época e/ou lugar errado, a arma falharia, etc.

2- PRINCÍPIO DA AUTO CONSISTÊNCIA DE NOVIKOV

Diz que qualquer coisa que um viajante do tempo tente fazer no passado, deve obrigatoriamente já ter feito parte do passado. Portanto ele jamais conseguiria alterar o curso da história.

3- TEORIA DOS MÚLTIPLOS UNIVERSOS

Prevê a existência de infinitos universos, inclusive ainda em formação. Um viajante no tempo causaria o nascimento de uma nova linha temporal alternativa assim que chegasse no passado, portanto tudo que ele fizesse por lá criaria uma nova realidade, não alterando sua linha de tempo natural.

4- TEORIA DA LINHA DE TEMPO CORROMPIDA

Segundo esta teoria é possível alterar o passado. Se as alterações causadas por um viajante do tempo forem muito severas ele acabaria por alterar toda a história e até mesmo a realidade.

5- TEORIA DA LINHA DO TEMPO APAGADA

Segundo esta hipótese quando uma pessoa viaja no tempo ela apaga sua linha do tempo original. Assim tudo que ela fizer à partir daquele momento fariam parte da nova linha temporal. Esta teoria permite algumas ramificações bizarras, como o fato de você jamais poder voltar para sua linha do tempo original e o fato de que a cada vez que você viaja no tempo você cria uma nova cópia de você mesmo que passa a viver na nova linha do tempo.

6- TEORIA DA FUSÃO TEMPORAL

Ações em um viagem no tempo causariam a fusão dos eventos da linha original. Por exemplo se alguém viajasse para o passado e encontrasse o seu duplo, eles dois se fundiriam em um único indivíduo e assim também funcionaria para eventos.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos