Metagame 2: Recompensas Pessoais

Durante um jogo de RPG o personagem têm basicamente 3 tipos de recompensas. Evolução das estatísticas na forma de XP ou qualquer outro mecanismo que conceda incrementos nas habilidades do PJ, recursos na forma de dinheiro e equipamentos, itens mágicos, etc e evolução da história do personagem na forma de contatos, títulos de nobreza, influência, etc.

Quando se fala do jogador, porém as recompensas são mais pessoais e não englobam as repensas in game, mas as experiências que o jogador tem na mesa na forma de metajogo. Abaixo segue uma lista dos diferentes tipos de recompensas metajogo que os jogadores podem ter. Cada jogador vai retornar à mesa por uma combinação de motivos e recompensas que lhe é pessoal. O mestre pode aprender a enxergar este comportamento dos seus jogadores e adequar as aventuras de maneira que potencializem a experiência dos jogadores:

1- Vitória sobre um outro jogador (jogadores competitivos). Seja uma vitória em um confronto direto, ou mesmo em ganhar mais gold, xp, etc.

2- Assumir grandes riscos (jogadores apostadores). Quanto maior o risco, maiores são os ganhos e perdas, assim como a emoção.

3- Concluir satisfatoriamente a história. É um sentimento de libertação que vem depois de uma situação estressante.

4- Fechar todas as pontas soltas da história. Sentimento de que não há nada mais a ser feito ou a ser descoberto. Como não deixar nenhuma moeda para trás no Mario Bros.

5- Ser criativo na mesa. Inventar soluções para os problemas e enigmas propostos pelo mestre.

6- Superar os desafios. Seja vencer um inimigo em combate, ultrapassar um obstáculo.

7- Humor.  Um dos motivos pelo qual o jogador aparece nas sessões é pelas situações cômicas que surgem na mesa.

8- Desenvolver o personagem. O famoso "uppar" o PJ.

9- Interpretação. O jogador aprecia se sentir in character, agir e falar como o PJ.

10- Lidar com os props. Manipular os dados, miniaturas, mapas, etc.

11- Explorar o sistema de regras, descobrir combos, customizações.

12- Ensinar outros jogadores a jogar.

13- Se reunir com os amigos para jogar. É o prazer do próprio contexto social do jogo.


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