As Controvérsias do RPG parte 2

PSICOLOGIA E A MÍDIA


Desde a década de 80 o RPG sofre com rumores de que o jogo causa impacto pasicológico negativo nos seus praticantes como dificuldades de diferenciar realidade da ficção, depressão, esquizofrenia e suicídio. Em 1979 um adolescente de 16 anos chamado James Dallas Edbert III tentou cometer suicídio nos túneis embaixo da Universidade de Michigan. Logo depois ele se escondeu por cerca de 1 mês. A familia de James contratou um detetive particular chamado Wlliam Dear que especulou que James poderia ter se perdido nos túneis em um "live action de D&D" e a imprensa prontamente publicou o caso como sendo verdade. James tentou novamente suicídio outras vezes e acabou se matando com um tiro no ano seguinte, obviamente sem nenhuma conexão com RPGs.


Em 1981 Rona Jaffe publicou o livro Mazes and Monsters retratando vagamente o caso de James Edbert e o livro fez sucesso, pois as pessoas na época não compreendiam o que era um RPG e parecia plausível que um adolescente poderia ter um surto psicótico durante uma sessão e perder o contato com a realidade. O livro foi seguido pelo filme de mesmo nome estrelado por Tom Hanks em 1982.

Em 1983 foi lançado o filme canadense Skullduggery que retratava o RPG como um instrumento demoníaco que acabava por transformar um adolescente em um serial killer. Tudo isso causou grande alarme e preocupação entre as famílias americanas e a imagem do RPG ia cada vez mais para o buraco.


Em 1984 William Dear escreveu um livro chamado "The Dungeon Master" onde ele inocentava o RPG no caso James Edbert. No livro ele conta que em suas investigações transpareceu que a verdadeira causa dos problemas psicológicos de James eram sua mãe dominadora e não o interece por RPGs. Outros livros foram publicados nesta época baseados no incidente Edbert como "Hobgoblin" e "The Big U" que contribuíram para perpetuar a imagem ruim dos jogos de RPG, mostrando jovens alienados e desconexos com a realidade, mortes em túneis, etc.

Em 1985 um segmento do famoso programa de entrevistas "60 Minutes" foi dedicado ao RPG, onde foram entrevistados Gary Gygax e pais de adolescentes jogadores de RPG que supostamente haviam cometido suicídios e assassinatos.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos