Paradoxos do Tempo 5: Efeito Borboleta


O termo efeito borboleta vem de um conto do magnífico Ray Bradbury chamado Sound of Thunder onde um personagem pisa acidentalmente em uma borboleta na pré história e causa uma série de mudanças drásticas no futuro. É uma versão mais radical do paradoxo do assassino de Hitler onde não é necessário alterar um evento significativo do passado pra distorcer o futuro, mas qualquer mínima mudança pode causar uma catástrofe.

O maior exemplo é o próprio filme Efeito Borboleta, onde o personagem principal aprende a viajar no tempo e faz uma alteração aparente benéfica no passado levando a uma série de distorções terríveis no futuro, forçando-o a viajar diversas vezes na tentativa de corrigir o futuro. Existe um episódio do dia das bruxas em que Homer ao tentar concertar uma torradeira acaba criando uma máquina do tempo e viaja para o passado alterando radicalmente o futuro e a realidade.


Bom este é o fim desta série de posts sobre os paradoxos temporais. Existem outros paradoxos menos interessantes ou combinações de paradoxos que eu achei que não vale a pena falar, mas ainda vou escrever mais uns 2 posts sobre viagens no tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos