Os Diversos Tipos de Ficção parte 3

Última parte desta série de post, abordando os subgêneros da ficção científica:

21- HISTÓRIA ALTERNATIVA


É um tipo de ficção que muitas vezes se combina com viagens no tempo ou mundos paralelos em que a história tomou um rumo diferente. Geralmente ocorreu um único evento que gerou o paradoxo que divergiu as histórias. No próprio filme De Volta para o Futuro o personagem principal retorna para seu tempo para encontrar uma história alternativa. Um dos maiores autores a explorar este subgênero foi Philip K. Dick. Em 1962 ele publicou The Man in the High Castle onde na história alternativa a Alemanha e o Japão ganharam a segunda guerra mundial. Isaac Azimov também escreveu contos interessantes. O suplemento definitivo para RPG tanto em viagens no tempo, como história alternativa e universos paralelos é o GURPS Time Travel.

22- UNIVERSOS PARALELOS


Outra forma de abordar o tema de histórias alternativas, geralmente nestas histórias existem infinitos universos semelhantes ao nosso. Existem histórias muito boas da Liga da Justiça sobre universos paralelos. Temas associados costumam ser viagens no tempo, viagens mais rápidas que a luz, hiper espaço, buracos de minhoca. Fritz Lieber escreveu The Big Time onde dois futuros alternativos competem manipulando o passado para criar seu próprio presente em detrimento do outro. Filmes e outras midias explorando universos paralelos vão desde o Mágico de Oz a Star Trek, Doctor Who e a série Awake.



23- MUNDOS PERDIDOS


Trata da exploração e descoberta de ilhas, continentes, selvas, etc perdidos e a consequente descoberta de maravilhas perdidas como dinossauros vivos, o elo perdido, outra civilização, a atlântida. Podemos citar como exemplos As Minas do Rei Salomão de Haggard, O Mundo Perdido de Conan Doyle (criados do Sherlock Holmes), Montanhas da Loucura de Lovecraft, A Narrativa de Arthur Gordon Pym de Alan Poe, etc. A lista é Extensa.

24- DISTOPIAN SCI-FI


É um tipo de ficção que retrata uma sociedade onde a moral foi pervertida, as liberdades individuais são muito limitadas e geralmente existe um estado policial. A maior obra de Distopian sci-fi é o clássico 1984 de George Orwell. Outros exemplos são os filme Minority Report, Juiz Dredd e Blade Runner, O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e Ender's Game de Orson Scot Card. A ficção Distópica pode ser pós apocalíptica, controlada por alienígenas, por máquinas, governos ou corporações e pode mesclar outros tipos de ficção como cyberpunk ou space opera. Um elemento sempre presente é a violência, através de guerra ou repressão.

25- SPACE WESTERN


Este é um tipo de ficção com uma mistura inusitada: Espaço, naves, colonização planetária, alienígenas e...cowboys com seus cavalos! Cartoons como Bravestar e Galaxy Rangers retratam o subgênero assim como filmes como Cowboys and Aliens.

26- RETRO FUTURISM


Estilo de ficção científica que retrata as idéias que foram concebidas na década de 60 de como seriam os anos no futuro. O termo foi criado por Lloyd Dunn em 1983. Dois exemplos em filmes são Rocketeer e Sky Captain e o Mundo do Amanhã. O filme O vingador do Futuro contém elementos de retro futurismo, assim como muitos livros de Isaac Azimov.

27- EROTIC SCI-FI


O próprio nome diz. É uma mescla de ficção científica com abuso de mulheres semi nuas, nuas, sexo, etc. Talvez a obra mais importante deste gênero seja Druna do desenhista Paolo Eleuteri Serpieri, aliás a história é excelente assim como os traços. A revista Heavy Metal se dedicou extensivamente à publicação de quadrinhos deste gênero, o que foi retratado também nos dois filmes de animação da série.

Bom pessoal é isto reuni aqui os subgêneros mais importantes, mas existem outros principalmente crossover menos característicos. Já deu pra ter uma boa idéia de como o tema é grande.`

Comentários

  1. Anônimo1:02 AM

    Magnífica, essa série! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. valeu mesmo, sou fã de ficção científica, ultimamente tem saído bastante filme bom di FC, mas de RPG as coisas andam mais devagar do que para outros temas como fantasia. Hoje acho que os grandes representantes são Doctor Who, os livros do Warhammer 40K, alguns RPGs de zumbis e o Star Wars edge of the empire. Eu sinto falta de um RPG de ficçãõ que aborde os subgêneros menos comuns como distopia e social scifi. abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos