Os Diversos tipos de Ficção - parte 2

12- GOTHIC SCI-FI


É um gênero de ficção que mistura elementos góticos como o cenário, criaturas, magia, etc, mas explicados através de uma visão científica. Um exemplo e o filme Anjos da Noite onde o vampirismo é explicado como uma doença rara e existem elementos científicos como balas emissoras de luz ultra violeta, etc.

13- MUNDANE SCI-FI


Neste tipo de ficção são apresentados elementos científicos que podem ser alcançados hoje. Geralmente são temas como a colonização do sistema solar, as viagens espaciais, etc. Alguns filmes que podem ser citados são Apolo 13 e o novo Gravity. Vários RPGs podem ser usados para este tipo de aventura, principalmente dos sistemas genéricos como o GURPS e o Alternity.

14- HORROR SCI-FI


Histórias que cruzam os dois gêneros são muito comuns. O exemplo mais clássico é o filme Alien, O Oitavo Passageiro. Podemos citar os RPGs Abismo Infinito e Maschine Zeit como ótimos exemplos.


15- COMEDY SCI-FI


Outra mistura de gêneros, é uma ficção voltada para o humor. Temos O Guia do Mochileiro das Galáxias e SOS Tem um Louco Solto no Espaço como exemplos.

16- FANTASY SCIENCE


Mais um cross over de gêneros, onde existem elementos sci-fi misturados com fantasia como mitologia, magias, etc. Podemos citar John Carter e Krull como representantes desta categoria.

17- APOCALYPTIC SCI-FI


Estas histórias são sobre o fim da terra ou da raça humana. É um gênero muito explorado e pode ser pré ou pós apocaliptico. O motivo do apocalipse pode ser ambiental, guerra, invasão alienígena, pandemias, revolta das máquinas, cósmico, entre outros. Alguns exemplos: O livro de Eli, Presságio, Matrix, O Dia em que a Terra Parou, Eu Sou a Lenda, 2012, Exterminador do Futuro, etc. RPGs: UED, Gamma World, etc.

18- ZOMBIE FICTION


Pode ser uma simples história de zumbis ou o Zombie Apocalypse. A origem dos zumbis é a mais variada possível, desde doenças, radiação, parasitas alienígenas, etc. Todo mundo já assistiu diversos filmes de zumbi. Vou citar alguns: Madrugada dos Mortos, Resident Evil, Noite dos Mortos Vivos. Eu já escrevi uma analise de RPGs de zumbis aqui no anti D&D e também um cenário de Zumbis. Exemplos de RPGs: All Flesh Must be Eaten, ZCorps, Outbreak: Undead.

19- ALIEN INVASION/CONSPIRACY


Os aliens vem para a terra para conquista-la através de força militar, aniquilação total ou subterfúgios. Independance Day, A série Arquivo X, V A Batalha Final e Guerra dos Mundos são alguns exemplos.

20- TIME TRAVEL


Outro tema muito explorado é a ficção de viagens no tempo. Este tipo de viagem pode levar a paradoxos ou realidades alternativas. Exemplos: Time Cop, De Volta para o Futuro, A Máquina do Tempo são alguns filmes que abordam o tema e o GURPS tem um suplemento inteiro dedicado a viagens no tempo.

Por enquanto é isto. Até a próxima e última parte deste post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos