Legend of the Five Rings RPG review


Lot5R é um RPG fenomenal. Começou em 1995 com um jogo de cartas colecionáveis, provavelmente o unico CCG ativo desde aquela época até hoje além do Magic the Gathering. O cenário e a interação e política entre os clans era tão bom que não demorou para virar um RPG. Além de RPG a franquia também virou quadrinho, jogo de miniaturas, de tabuleiro e romances. Hoje estamos na 4a edição, sem muitas alterações no núcleo do sistema, mas muitas clarificações, balanceamentos, novas escolas, técnicas, etc.

O sistema da 1a edição é chamado de roll and keep e é mantido até hoje (houve uma série feita para D20, mas não foi para frente). Basicamente você joga Xd10 e escolhe os Yd10 mais altos e soma, testando contra um número alvo. O sistema é muito bom e muito sólido. 

Quanto ao cenário, existem vários clans que servem ao imperador. Dentro do clan existem várias famílias que ensinam suas técnicas em escolas e suas técnicas são guardadas à sete chaves. Os personagens podem ser samurais, shugenjas, courtiers ou monges. Os personagens que fazem magia são chamados de shugenjas e são os espíritos dos elementos (kamis) que fazem as as magias para eles. Assim uma magia da água é feita pelo kami da água, e assim por diante. 

Cada clan tem um papel no império designado desde o princípio da história quando os kamis que originaram cada clan caiu do céu. O carangueijo por exemplo é incumbido de guardar a grande muralha ao sul que é frequentente atacada por criaturas da shadowlands. A shadowlands é uma região sombria onde onis vagam e planejam derrubar o império esmeralda em nome do kami negro Fu Leng.

São muitas as ameaças ao império. Da corrupção espalhada pela shadowlands e suas criaturas ao Kolat, uma organização secreta que quer derrubar o reino dos kamis. O cenário é tão grande, o maior que eu já vi em um RPG, e com tantos suplementos nessas décadas de existência, que só para arranhar a superfície dele eu precisaria de vários posts e ainda correria o risco de dar a impressão errada. para você ter uma idéia existe uma wiki do Lot5R descrevendo os eventos históricos, personagens, etc, com 17.400 entradas! O único cenário que eu conheço que chega perto é o warhammer 40K que a wiki tem 2.500 entradas.

Então nesta review vou fazer diferente, primeiro vou colocar aqui o endereço da wiki do 5R para quem quiser conhecer mesmo o cenário e souber ler em inglês (mesmo porque o RPG é só em inglês):


E o pessoal do Rede RPG está fazendo um trabalho muito bom descrevendo os 8 clans maiores, então nos próximos dias vou repostar aqui em sequência para vocês entenderem um pouco de cada clan. Depois pode ser que eu escreva mais alguma coisa, mas é um trabalho monumental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos