Call of Cthulhu review parte 2 (final)

O SISTEMA DE REGRAS

Nao vou descrever detalhadamente as regras do CoC, mas vou mostrar uma visão geral delas.

Um dos muitos suplementos para CoC

PERSONAGENS

Os personagens sao humanos comuns que por algum motivo entraram em contato com coisas ocultas. Existem algumas profissões para os PJs escolherem como policial, antiquario, jornalista, fotógrafo, militar, etc e basicamente o que muda sao as skills iniciais que eles terao mais pontos para distribuir. Os atributos são rolados com dados, mas no Cthulhu Dark Ages tem um sistema muito bom de distribuição de pontos que eu uso para todas as versões de CoC.

DADOS

O sistema é baseado em porcentagem e é realmente muito simples. Existem algumas coisas meio bizarras como as rolagens de atributos multiplicados por um número de 2 a 5 dependendo da dificuldade ou a tabela de resistencia usada para testes opostos que muita gente não gosta. Aliás uma das cois do sistema que eu não gosto é que praticamente não existe relação entre atributo e skill. Não faz diferença você ter uma destreza alta para atirar, por exemplo, apenas o valor da skill conta.


ATRIBUTOS

Existem atributos que são infinitamente melhores que outros, como POW por exemplo que vai determinar seus pontos de magia e sua sanidade, ou EDUCATION que determina seus pontos de skill iniciais da profissão, contra SIZE por exemplo que vai dizer se você é alto ou baixo (?). Outros atributos curiosos são Luck (sorte) e Idea.

CTHULHU MYTHOS


Existe uma skill chamada Cthulhu Mythos que determina seu conhecimento sobre os Mythos e que não pode ser comprada nem evoluída normalmente. Apenas estudando os livros proibidos e encontrando entidades dos mythos é que ela sobe, mas sua sanidade máxima cai na mesma medida.

SANIDADE

Sanidade é um recurso valioso. Se seu personagem perder muita nidade de uma só vez ele pode surtar, mas mesmo pequenas perdas ao longo do tempo acabam por detinar a cabeça do PJ. Por outro lado, resolver as missões de forma satisfatória, salvar pesso, etc, podem aumentar sua sanidade. Exemplos de eventos que drenam sanidade são encontros com entidades dos mythos, adquirir conhecimento proibido em livros, fazer magias, testemunhar acontecimentos violentos e traumáticos, entre outros.

MAGIAS

Você não vai encontrar magias no estilo bola de fogo e dardos místicos em CoC. As magias são tenebrosas. Consume Likenes, por exemplo, funciona assim: você tem que seuqestrar uma pessoa e assassina-la. Depois ao longo dos dias deve comer todos os restos mortais dela. Dpois disso você porá assumir a aparência da pessoa à vontade. Agora você sabe porque magia causa dano de sanidade. Existem magias do tipo convocar divindades que permite comunicação com os deuses antigos. As codições para a realizaçã das magias sã bem estritas como certos alinhamentos planetários e fases da lua, há uma pequena chance de funcionar e se o antigo aparecer e você não ficar louco na hora, ainda há um teste bem difícil para você não virar escravo dele.

COMBATE

O combate é bem simples, mas é bem realista. Um PJ tem em média 10 a 12 pontos de vida. Para você ter uma idéia um revolver .38 causa 1d10 de dano. Você já deve perceber que as chances contra criaturas dos mythos são mínimas na melhor das hipóteses usando força bruta, ainda mais se você considerar que mtas delas são imunes à dano por armas de fogo ou dano físico.

CONCLUSÃO

O livro é bastante interessante. Existem capítulos com muita informação adicional como uma timeline de eventos ocultos, a história do necronomicon, custos de serviços e equipamentos em várias eras, além de 4 aventuras prontas.

CoC nasceu em uma era em que todo mundo adorava rolar dados poliédricos para tudo, do dano aos atributos do PJ, e houve pouca mudança neste sentido ao longo das edições. Muita coisa mudou nestes 31 anos e o sistema precisa mesmo de uma revisão. Não encontrei até hoje outro sistema baseado em Lovecraft que me agradou ou conseguisse substituir o CoC. A grande expectativa agora é para o lançamento da 7a edição. Eu preferia mudanças mais profundas que as anunciadas pelos autores, mas acho que vai ficar bastante interessante mesmo assim. Vamos aguardar. Quando o meu chegar eu posto a review. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos