Call of Cthulhu 7a edição - O que esperar?

A sétima edição de Call of Cthulhu está saindo e até agora algumas coisas já ficaram definidas e foram reveladas em conversas com os autores Mike Mason e Paul Fricker.

Você pode baixar o audio do seminário aqui 

Vou resumir algumas das mudanças que ficaram definidas:

- Os atributos (characteristics) não são mais valores numéricos tipo 11 ou 15, mas uma porcentagem como as skills.

- As skills foram revisadas e várias delas foram consolidadas. Por exemplo todas as skills de meele como punch, kick, headbutt e grapple foram unificadas em uma skill só que deve se chamar fighting. Do mesmo modo todas as skills de armas de fogo foram unificadas em firearms. Algumas skills estranhas como a fast talk foram removidas e outras foram criadas como charm e intimidate.


- As skills agora tem 3 níveis na ficha que indicam a dificuldade e nível de sucesso do teste: o valor cheio, metade do valor original e 1/5 do valor original da skill.

- A famigerada tabela de resistência que muitos abominavam, mas eu gostava bastante, não existe mais. Será criado outro método para resolver os testes opostos.

- O atributo luck vai funcionar de forma totalmente diferente. Será possível gastar pontos de luck para melhorar as jogadas, mas recuperar luck não será automático.

- Os PJs terão algo chamado connections que serão ligações emocionais usadas para recuperar luck uma vez por sessão de jogo. Cada PJ começará o jogo com 3 connections e pode ganhar mais quando sofrer surtos de insanidade, mas após a 5a connection, novos surtos de insanidade passam a corromper as connections existentes.

- O sistema de sanidade vai ficar mais sinistro.

- A jogada de idea vai continuar no jogo, mas será redesenhada. Quando o jogador passa no teste ele consegue a pista. Se ele falhar também conseguirá a pista, mas o custo será alto.

- O sistema de combate será redesenhado e se tornará mais fluído.

- O PJ agora não morre mais com -2 HP. Ele poderá chegar até o mesmo tanto que o HP inicial negativo.

- Os monstros e as magias serão levemente redesenhados.

Bom, é esperar para ver. O que se percebe é que não será uma mudança radical. Será praticamente o mesmo jogo, mais refinado e polido para o estilo de jogo atual.

Comentários

  1. a parte dos atributos e das skills me agradou bastante, mas com a sanidade o negocio vai ficar feio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos