Alternity RPG review parte 1



Alternity foi um RPG de ficção científica genérico, ou seja, pode ser jogado em qualquer tipo de cenário como cyberpunk, space opera, conspiração na época atual, pós apocalipse, viagem no tempo, etc, lançado em 1998 pela TSR nos moldes do D&D com 3 core rulebooks coloridos e de capa dura.

Para mim alternity foi um marco na história da TSR e é o pai do D20. Ele usa o mesmo padrão de 6 atributos que o D&D, mas deu um avanço gigantesco com coisas inéditas que seriam 2 anos depois adotadas pelo D20. Chama a atenção a unificação de todos os testes usando o D20, um sistema completo de skills, o uso de "feats que são ativadas em certos níveis de cada skill", vantagens e desvantagens e os pontos de atributos comprados com pontos.

O PERSONAGEM

O personagem possui os mesmos 6 atributos que no D&D, apenas o carisma foi trocado de nome por personality. Estes atributos são comprados com pontos, variam de 4 a 14 nos humanos e deles você deriva todo o resto da ficha, como taxa de movimento, os HPs, a quantidade de pontos de skills, etc.


No livro do jogador além da raça humana você pode escolher entre outras raças alienígenas para um cenário espacial. Existem também 4 profições e você deve escolher uma: Combat Spec (soldados, mercenários, etc), Tech Op (cientistas, pilotos, médicos, etc), Diplomat (negociadores, embaixadores, etc) e Free Agents (espiões, ladrões, assassinos profissionais, etc). Todos os tipos de personagens acabam caindo em uma destas categorias.

Apesar de funcionarem como classes, essas profissões não possuem a tabela clássica de avanço por níveis. Em vez disto elas definem alguns parâmetros iniciais dos PJs, algumas habilidades especiais e exclusivas e o custo de cada skill.

O cerne da ficha mesmo são as skills que são muitas e muito variadas e cada uma relacionada à um atributo.

CENÁRIOS


Foram lançados vários cenários interessantes para alternity. O meu favorito é o Dark Matter que é um cenário de conspiração moderna que lembra bem o arquivo X. Outros cenários são Star Drive (space opera) e Gamma World (pós apocalipse). Estes livros contém, além do cenário, novas skills, ideias de personagens, perks & flaws (vantagens e desvantagens), equipamentos, etc.

No próprio livro básico há capítulos dedicados à cyberware, dataware, naves, mutantes e psiônicos, além de equipamentos, armas, etc, divididos por progress level, assim você pode jogar em qualquer época e criar qualquer tipo de cenário.

No próximo post vamos falar do sistema de jogo e das skills.

SE VOCÊ QUISER BAIXAR O FASTPLAY DO ALTERNITY DARK MATTER CLIQUE AQUI. Com ele você pode jogar perfeitamente, vem uma aventura, regras e personagens prontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos