Les Ombres d'Esteren review parte 1


Acima o livro um: Universo em versão comum à esquerda e a versão de luxo com capa de couro já esgotada (apenas financiadores do Kickstarter puderam ganhar esta versão)

Outro RPG novinho (2012) que eu gostaria de revisar é o Les Ombres d'Esteren, um RPG francês editado pela Agate RPG e criado pela Forge Songes, que é uma aliança de autores e ilustradores reunidos para criar material de jogo de qualidade (e que qualidade!). Curioso que a maioria deles não são profissionais do ramo e têm outros empregos e por isso a linha demora para ser publicada. A boa noticia para os colegas RPGistas que não lêem em francês é que o livro 1: Universo acabou de sair em inglês financiado pelo Kickstarter. A má notícia é que você não deve ver este livro tão cedo (SE um dia acontecer) em português.

Ele custa na Amazon U$ 50,00 e vale cada centavo. Este é simplesmente o livro de RPG mais bonito que eu já pus os olhos. Todas as páginas são coloridas, imitando um pergaminho envelhecido. Praticamente todas as páginas têm ilustrações, sendo muitas de meia página ou página inteira. Além disso ele é cheio de correntes celtas, brasões, fragmentos de pergaminhos, etc, espalhados pelo texto. O visual é impressionante!


CENÁRIO


A proposta do jogo é muito interessante. Trata-se de um RPG medieval de horror low fantasy. Por exemplo, não existem raças fantásticas, magos disparando bolas de fogo, etc. O foco é voltado para o meio ambiente e seus riscos, aventura, exploração, mistério e horror. Os autores o enquadraram em um meio caminho entre Ravenloft e Call of Cthulhu. Juntamente com o livro foi lançado um CD com músicas de ambientação e deve sair um jogo de video game.

A parte que descreve o cenário (as primeiras 173 páginas das 280) é muito bem bolada e foge do formato tradicional. Ele é descrito em uma série de cartas entre NPCs, fragmentos de livros, relatos dos habitantes da península de Tri-Kazel, descrições de reuniões de sábios, etc. Você vai formando uma imagem muito viva do cenário pela descrição dada pelos prórios habitantes da região.

O cenário em si consiste em uma península chamada Tri-Kazel, composta de 3 reinos irmãos. Esta península é separada do continente por uma cadeia montanhosa quase intransponível e associado aos mares violentos e perigosos, mantém o isolamento destas culturas. Estes 3 reinos abraçaram doutrinas diferentes ao longo do tempo. Taol-Kaer se manteve fiel às origens derivadas da mitologia celta e seguém os principios dos Demorthén, uma espécie de druida que cultua os espíritos da natureza. Gwidre recebeu missionários do continente no passado e abraçou a sua religião do templo do único deus e Reizh também foi visitado por viajantes, mas desta vez trazendo uma nova ciência chamada Magience que consiste em extrair Flux (uma espécie de energia vital) de diversos tipos de material, para abastecer máquinas e aparelhos. Esta divisão de ideologias é a maior causa de atrito entre os reinos e já causou uma guerra no passado.


O terreno é composto de vastas areas não habitadas e perigosas. Uma simples viagem é extremamente arriscada. As florestas são sombrias, as montanhas traiçoeiras e o inverno é mortal. Neste RPG os PJs têm que se preocupar constantemente com a fome, doenças, animais selvagens, etc, não importando o seu nível. Eles sempre serão simples humanos.

Outra causa de conflito é o fenômeno das Feondas, que são criaturas que espreitam na noite e nas regiões desertas, mas que frequentemente causam problemas e que até hoje os sabios não conseguiram definir ou classifica-las. Este é mais um mistério do cenário que será revelado aos poucos conforme os suplementos vão sendo lançados. Os autores informaram que o 4º suplemento, ainda sem data de publicação, será um livro apenas para o mestre, revelando todos os segredos.

No próximo post continuo a mostrar o cenário e as regras que são muito bem boladas e simples. Abaixo, mais alguns exemplos das paginas internas do livro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas de RPG parte 1: Dados

Sistemas de RPG parte 3 - Evolução dos personagens

Sala de jogos pronta e Mesa de jogos